As escolas do concelho de Vila Real suspenderam a atividade durante a tarde de hoje devido à queda de neve, obrigando centenas de alunos a regressaram mais cedo a casa, disse fonte da Proteção Civil.
A neve que caiu durante a manhã condicionou a circulação em algumas estradas de Vila Real e, perante as previsões de agravamento das condições meteorológica a partir das 16:00, a Proteção Civil Municipal aconselhou os estudantes a regressarem mais cedo às suas habitações.
Álvaro Ribeiro, o responsável local pela Proteção Civil, salientou que se tratou de uma medida preventiva, devido ao receio de que os transportes escolares do final de tarde não se pudessem fazer nas melhores condições.
A decisão de encerrar os estabelecimentos de ensino foi tomada pelos órgãos de gestão das escolas.
É nas serras do Marão e do Alvão que neva com mais intensidade e é também nessas zonas que estão concentradas as atenções das autoridades.
No Itinerário Principal 4 (IP4), na zona do Marão, o trânsito tem-se efetuado de forma muito condicionada, chegando a parar em alguns períodos para facilitar as operações dos limpa-neves.
Ao longo do dia, a GNR tem procedido a cortes temporários no IP4, entre os nós da Campeã e Aboadela, que não têm ultrapassado os 60 minutos.
A câmara de Vila Real possui também dois limpa-neves em permanência na serra do Alvão para garantir que a estrada se mantenha circulável.
Em pleno Alvão, o presidente da Junta de Freguesia de Lamas d'Olo, Domingos Fernandes, disse à agência Lusa que a neve atingiu os 10 centímetros na aldeia, nada de preocupante para quem habituado a nevões maiores.
"As pessoas recolhem-se mais por casa, à lareira, mas não é nada demais", salientou.
Também a autoestrada 24 (A24), que liga Viseu a Vila Real e a Chaves, encontra-se com a circulação condicionada devido à neve.
Algumas estradas secundárias das zonas de montanha do distrito de Vila Real estão mesmo cortadas ao trânsito, nomeadamente a Estrada Nacional 15 (EN15), paralela ao IP4.