Vida

Cinto de segurança obrigatório depende da origem do veículo

Acidente no IC8, Sertã Global Imagens

No acidente de domingo na Sertã, os sobreviventes relatam que muitos passageiros não estavam a usar o cinto de segurança. A Prevenção Rodoviária Portuguesa diz que o uso do cinto depende do país de origem do veículo.

Em declarações à TSF, José Miguel Trigoso, o presidente da Prevenção Rodoviária Portuguesa, explica que prevalece a lei do país de origem do veículo. Se em Espanha não for obrigatória a instalação de cintos de segurança, o autocarro pode circular assim em Portugal, porque a homulgação tem que respeitar a lei do país de origem.

No entanto, sublinha José Miguel Trigoso, se o autocarro tiver cintos, mesmo não sendo obrigatório, nesse caso têm que ser utilizados porque a lei portuguesa assim o obriga.

Onze pessoas morreram no domingo e 32 ficaram feridas num despiste do autocarro onde seguiam, que caiu numa ravina cerca das 8h30, no nó de acesso do IC8 ao Carvalhal, na Sertã, distrito de Castelo Branco.

Entre os sobreviventes, os relatos referem que muitos dos passageiros foram projetados do autocarro porque não estavam a usar cinto de segurança.