Política

Fórum TSF: Oposição contesta escolha de Franquelim Alves

A oposição contesta no Fórum TSF a escolha e o Bloco de Esquerda pede com urgência que o ministro da Economia explique no Parlamento a nomeação de Franquelim Alves.

O Bloco de Esquerda sublinha que não vale tudo. O BPN foi um porto de abrigo para elementos do PSD, mas o Governo não pode dar abrigo aos envolvidos neste escândalo.

Ana Drago diz no Fórum TSF que a escolha de Franquelim Alves é incompreensível e as palavras de Passos Coelho são também difíceis de entender.

«Fico espantada com a tranquilidade do primeiro-ministro», adianta Ana Drago.

O bloco quer por isso o ministro Álvaro Santos Pereira no Parlamento o mais depressa possivel.

O PCP está disponivel para apoiar esta pretensão apesar de dizer que não há nada a explicar. Bernardino Soares admite que este não é um caso de legalidade, mas político e critica a actuação do CDS-PP.

«A posição do CDS é totalmente insustentável. O CDS queixava-se muito do BPN quando estava na oposição, porque não só aceitou esta nomeação como também permitiu e aceitou no Governo a privatização do BPN. Portanto, deu continuidade à política do Governo anterior», explica.

Já o PS exige explicações ao primeiro-ministro num caso que o deputado José Junqueiro considera dificil de entender.

«Esta é uma situação incompreensível. A nomeação de um secretário de Estado que teve esta ligações com a SLN, que participou naquilo que é a parte desconhecida do BPN e que se traduziu nos efeitos que são conhecidos na opinião pública não pode ser premiado com um cargo governamental», defende.