O conclave para a escolha do novo papa pode acontecer antes de 15 de março. O porta voz do Vaticano admitiu hoje a possibilidade se antes dessa data já estiver em Roma o número suficiente de cardeais.
O padre Federico Lombardi adiantou que, neste caso, as regras podem ser «interpretadas» de forma diferente já que o Vaticano está perante uma resignação e não a morte súbita de um papa.
O porta-voz do Vaticano tinha anunciado que o conclave iria começar entre 15 e 20 de Março, mas neste sábado veio dizer que os procedimentos para a escolha de um novo Papa podem ser acelerados.
As regras estabelecidas por João Paulo II na Constituição apostólica "Universi dominici gregis", de 1996, estipulam que a partir do momento em que a Sede apostólica está legitimamente vacante, «os cardeais eleitores presentes devem esperar pelos ausentes durante 15 dias completos».
No entanto, "Universi dominici gregis" estipula também que se surgirem «dúvidas» sobre as prescrições contidas na Constituição ou sobre a forma de as aplicar, «todo o poder de emitir um julgamento nesse domínio pertence ao colégio dos cardeais».