O Presidente da República enviou uma mensagem ao papa Bento XVI ,sublinhando a «admiração profunda» do povo português pelo pontífice, cujo magistério «constituiu exemplo de fé e de esperança».
Corpo do artigo
«Quero, nesta ocasião, sublinhar a admiração profunda do Povo Português por Vossa Santidade e por um magistério que constitui exemplo de fé e de esperança, na defesa dos valores universais da tolerância e da paz», afirmou o Presidente da República.
Na mensagem enviada ao pontífice, o chefe do Estado português disse ter tomado conhecimento do anúncio da resignação do papa «com sentida emoção».
Cavaco Silva recordou a visita que o papa efetuou a Portugal em maio de 2010, e «os sinais de afeto e carinho» demonstrados para com o povo português.
«Reitero o profundo apreço dos portugueses pela personalidade ímpar e pela sabedoria inspiradora de Vossa Santidade», termina Cavaco Silva na mensagem, publicada no "site" da Presidência da República.
O papa Bento XVI, 85 anos, anunciou hoje, durante um consistório no Vaticano, a sua resignação a partir dia 28 de fevereiro devido «à idade avançada».
Um novo papa será escolhido até à Páscoa, a 31 de março, disse o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, anunciando que um conclave deve ser organizado entre 15 e 20 dias após a resignação do pontífice.
O último chefe da Igreja Católica a renunciar foi Gregório XII, no século XV (1406-1415).