Portugal

Protesto no ISCTE obriga Relvas a abandonar conferência (vídeo)

Protesto contra Miguel Relvas no ISCTE TSF - Ana Catarina Santos

Miguel Relvas foi ao ISCTE participar numa conferência da TVI, mas o protesto dos estudantes impediu o ministro de discursar.

À entrada do ministro dos Assuntos Parlamentares no ISCTE, onde decorria a conferência relativa aos 20 anos da TVI, ouviu-se novamente a "Grândola Vila Morena".

Quando Miguel Relvas abandonava a sala, a palavra de ordem era «demissão», gritada por algumas dezenas de alunos, que empunhavam cartazes onde pediam mais investimento para a educação.

Perante a agitação, o ministro não conseguiu iniciar o discurso, abandonando as instalações do ISCTE, onde decorria a cerimónia, escoltado por seguranças e sempre seguido por jovens que se manifestavam.

«Bolsas sim propinas não» e «o povo unido jamais será vencido» foram outras das palavras de ordem mais ouvidas, acompanhadas de «Vai-te embora, ó Relvas» e «este Governo não tem educação».

«Isto é o Bloco de Esquerda, não há nada a fazer», disse o ministro quando abandonava o palco, numa altura em que a segurança tentava retirar Miguel Relvas do local.

O ministro ainda pediu para sair pela porta da frente, mas acabou não o fazer, conseguindo apenas abandonar em segurança as instalações do ISCTE 10 ou 15 minutos depois.