Portugal

Alberto da Ponte entende que responsabilidades devem ser assumidas pelo líder

Alberto da Ponte Global Imagens

Para o presidente da RTP, ao se demitir do cargo de diretor de Informação, Nuno Santos assumiu a responsabilidade por uma infração das regras no caso das imagens cedidas à PSP.

O presidente do Conselho de Administração da RTP entende que as responsabilidades da cedência das imagens em bruto da manifestação de 14 de novembro devem ser sempre assumidas pelo líder.

Contactado pela TSF, Alberto da Ponte reconheceu que a ERC atribui a responsabilidade por esta cedência de uma forma coletiva, mas sublinhou que infelizmente ela recai sempre sobre o líder.

Para o presidente da RTP, houve uma falha de deontologia laboral neste caso e lembra que foi Nuno Santos que se demitiu do cargo que ocupava, assumindo assim responsabilidade por uma infração das regras.

Sobre o inquérito interno a Nuno Santos, Alberto da Pinte revelou que o Conselho de Administração recebeu esta quinta-feira o relatório do advogado instrutor do processo, documento que será agora analisado.

De acordo com o presidente da RTP, será com base neste relatório que há de ser tomada uma decisão e que existe o prazo de 30 dias para que esta decisão surja.

No que toca à recomendação da ERC para que a RTP crie normas que regulem o acesso de entidades externas a imagens não emitidas, Alberto da Ponte entende que esta deliberação lhe dá razão.

O presidente da RTP lembrou que há ordens de serviço que proíbem a entrada de pessoas sem autorização nas instalações da empresa e lembrou que a competência nestes assuntos é do departamento de arquivo.