Política

Bloco desafia Governo a ouvir patrões e Presidente da República

Mariana Aiveca durante uma intervenção na Assembleia da República esta quinta-feira Global Imagens

A deputada Mariana Aiveca lembrou que os patrões defendem o aumento do salário mínimo e que o Presidente da República alertou que a competitividade não se garante com baixos salários.

A bloquista Mariana Aiveca desafiou, esta quinta-feira, o Governo a «ouvir os patrões do comércio à indústria que defendem a atualização do salário mínimo».

«Ouçam o Presidente da República que disse há menos de duas semanas: não pensem que é pelos baixos salários que se garante a competitividade da economia», acrescentou.

No Parlamento, esta deputada do Bloco de Esquerda lembrou ainda que Paulo Portas, em 2010, quando estava na oposição, defendeu o aumento do salário mínimo, algo que já não é defendido pelo CDS.

Mariana Aiveca recordou também a opção do Governo de congelar o aumento do salário mínimo, defendida pela troika, isto depois de a concertação social ter decidido em sentido contrário.

«A troika mandou o Governo congelar o salário mínimo, o que significa descida, uma vez que aumentou impostos e bens essenciais. O que o Governo fez? Fez o que a troika mandou», sublinhou.