Economia

CDS-PP destaca que economia passou a ter papel mais central na governação

O CDS-PP considerou positivas as medidas hoje anunciadas em Conselho de Ministros de apoio ao crescimento e emprego, salientando ser importante que a economia passe agora a ter um papel central na ação do Governo.

«Era importante começar agora um novo ciclo para o apoio à economia e emprego», afirmou o deputado democrata-cristão Hélder Amaral, em declarações aos jornalistas na Assembleia da República.

O vice-presidente da bancada centrista salientou, entre as medidas anunciadas, o reforço do ensino dual, o apoio ao investimento, com 500 milhões de euros para as exportações, bem como uma carta para que a Caixa Geral de Depósitos (CGD) possa incentivar e reforçar o apoio à economia em mil milhões.

«Nós entendemos como muito positivo o que o CDS considerou o Simplex 2, um combate à muralha de aço da burocracia», destacou, por outro lado, Hélder Amaral, salientando que o Conselho de Ministros decidiu «e bem» combater essa burocracia «quer ao nível autárquico quer ao nível central».

«Sempre dissemos que o Estado quando não puder ajudar que não atrapalhasse», acrescentou.

O deputado democrata-cristão realçou ainda as medidas aprovadas no sentido de reduzir as taxas portuárias e agilizar o licenciamento.

Para Hélder Amaral, as medidas hoje anunciadas representam «pequenos sinais», mas considerou importante que «a economia possa ter a partir de agora um papel mais central na ação governativa».

O deputado, que se escusou a responder a questões sobre outros temas, nomeadamente sobre as recentes alterações na composição do Governo, sublinhou que o modelo que colocou Portugal na crise foi o do investimento público «que hoje se torna insustentável».

Redação