Política

PS «enfiou o barrete da questão do consenso», diz Ferreira Leite

Manuela Ferreira Leite Global Imagens

Manuela Ferreira Leite estranha o mal-estar socialista em relação ao discurso do Presidente da República e diz que «o amuo do PS tem muito a ver com o facto de querer eleições».

A antiga líder do PSD não percebe o azedume que as palavras de Cavaco Silva provocaram no PS, considerando que o partido «enfiou o barrete da questão do consenso».

No entender de Manuela Ferreira Leite, o discurso e os reparos do Chefe de Estado também se aplicam ao Governo de Pedro Passos Coelho.

«O Partido Socialista, peço desculpa pela expressão, enfiou o barrete da questão do consenso quando provavelmente o primeiro-ministro também o estava a enfiar. Portanto, dizer-se que o Presidente da República se está a dirigir apenas ao PS parece-me um bocadinho... e acho que o PS não devia ter reagido como reagiu às palavras do Presidente da República. (...) e todos nós sabemos que, no fundo, o amuo do PS tem muito a ver com o facto de querer eleições», afirmou Ferreira Leite na TVI24.

O líder do PS, António José Seguro, disse em entrevista ao Expresso, que o discurso de Cavaco Silva agravou as divisões políticas e violou a independência que se espera de um Chefe de Estado.

Logo após o discurso do Presidente da República, o líder do Grupo Parlamentar do PS, Carlos Zorrinho, afirmou estar perante uma intervenção «claramente partidária» e que «em nada contribuiu para o consenso no país».