Francisco Assis surge em quarto lugar na lista para a Comissão Nacional do PS, que vai ser votada hoje. A lista é encabeçada por Alberto Martins, seguido por António Costa.
O Partido Socialista elege esta manhã a Comissão Nacional. A votos apresenta-se apenas uma lista liderada por Alberto Martins, e que integra nomes como António Costa ou Francisco Assis.
Uma lista de consenso que revela a união que António José Seguro quer para o PS. Algumas das vozes mais críticas da atual liderança integram também esta lista. É o caso de Sérgio Sousa Pinto, João Tiago Silveira e João Galamba.
Já Duarte Cordeiro e José Lello, que faziam parte da anterior Comissão Nacional do PS, não estão entre os nomes para o orgão máximo entre congressos.
A lista para a Comissão Nacional, entre os lugares efetivos, integrará 169 elementos próximos de António José Seguro e 81 que há dois anos apoiaram a candidatura derrotada de Francisco Assis.
Nos primeiros 17 lugares, há 11 apoiantes de António José Seguro e seis que estiveram há dois anos com Francisco Assis. Esta distribuição corresponde ao peso que as candidaturas de António José Seguro e de Francisco Assis registaram quando disputaram a liderança do PS em 2011, tendo o atual secretário-geral dois terços e o ex-líder parlamentar socialista cerca de um terço.
Entre elementos de primeira linha de Seguro estão na lista para a Comissão Nacional do PS, o órgão máximo partidário entre congressos, para além de Alberto Martins, Maria Amélia Antunes (presidente da Câmara do Montijo), Carlos Zorrinho, José Luís Carneiro (líder do PS/Porto), Rui Solheiro (presidente dos autarcas socialistas), Jamila Madeira (ex-eurodeputada) e o ex-secretário-geral da UGT João Proença.
Ainda no que respeita ao lado dos que em 2011 estiveram com Seguro, figuram também no topo da lista os vice-presidentes da bancada socialista José Junqueiro, António Braga e Mota Andrade e Joaquim Raposo, presidente da Comissão Organizadora do Congresso e da Câmara da Amadora.
Pelo lado da minoria de 2011, o presidente da Câmara de Lisboa, para além de António Costa e de Francisco Assis, estão também Edite Estrela, Carlos César, e as deputadas socialistas Idália Serrão e Ana Catarina Mendes.