No documento de Estratégia Orçamental, o Executivo prevê ainda o crescimento do PIB de 2,2 por cento daqui a quatro anos e que o défice será de 0,2 por cento do PIB.
O Governo prevê que a taxa de desemprego seja de 16,7 por cento em 2017, um dado que consta do Documento de Estratégia Orçamental, apresentado esta terça-feira no Parlamento.
Neste documento de 57 páginas, o Executivo prevê ainda o crescimento do PIB de 2,2 por cento daqui a quatro anos, sendo que o défice será de 0,2 por cento do PIB.
No Documento de Estratégia Orçamental, o Executivo alerta ainda que o caminho é árduo e estreito, o que implica um empenho contínuo no ajustamento.
Por outro lado, o regresso ao «atavismo de comportamentos ultrapassados», acrescenta a equipa do ministro das Finanças, poderá levar à bancarrota do país e mesmo à saída da moeda única.
Neste documento, faz-se apenas uma menção ao chumbo do Tribunal Constitucional, quando se diz que é necessário encontrar medidas que substituam as recusadas pelos juízes do Palácio Ratton, sem que sejam especificadas essas medidas.
O ministro das Finanças esclareceu, esta terça-feira, na Assembleia da República, que estas medidas serão apenas conhecidas nos próximos dias.