Saúde

Centros de saúde sem leitor de cartões para dadores de sangue

Global Imagens/José Mota

No início do ano, o Ministério da Saúde começou a enviar novos cartões com um sistema igual ao do cartão do cidadão. O problema é que muitos centros de saúde não têm o leitor necessário.

Nem os novos cartões enviados aos dadores de sangue estão a evitar problemas. Os antigos não estavam a ser reconhecidos nos centros de saúde, onde quem é dador tem isenção nas consultas.

No entanto, os novos cartões estão a esbarrar num problema logístico: muitos centros de saúde não têm máquina para ler o cartão.

O presidente da Federação Portuguesa dos Dadores de Sangue Benévolos, Alberto Mota, diz que têm recebido queixas de todo o país.

«Vários centros de saúde têm sido apontados com esse defeito e nós temos indicado à Administração Central do Sistema de saúde (ACSS) para entrar em ação junto desses centros de saúde para corrigir esse erro que tem trazido alguma burocracia aos dadores», explica.

A TSF contactou o Instituto Português do Sangue que admite falhas na leitura de cartões dos dadores em vários centros de saúde, mas não sabe quantos.

Os casos que ali chegam têm sido encaminhados para a Administração Central dos Sistemas de Saúde.