A Direção-Geral das Artes (DGArtes) mantém na decisão final a atribuição dos apoios na área do Teatro, depois das várias contestações do setor, nomeadamente do Teatro Aberto que afirmou correr o risco de encerrar.
A decisão final foi publicada 'on-line' na sexta-feira ao final da noite no portal da DGArtes, mantendo os valores dos apoios financeiros já anunciados para as diferentes companhias, apesar da contestação de algumas entidades artísticas cujo recurso foi analisado pelo júri, que não viu em nenhum caso razão para alterar o decidido.
Entre essas companhias encontra-se o Teatro Aberto, em Lisboa, que afirmou na sessão pública organizada no passado dia 28 de maio que ia «recorrer, por todos os meios legais», para contestar a decisão.
Na ata da Comissão de Apreciação, divulgada no portal da DGArtes, foram analisadas todas as contestações apresentadas, tendo por unanimidade uma a uma sido contra argumentada pela comissão à luz do Regulamento das Modalidades de Apoio Direto às Artes.
Assim todos os apoios financeiros anunciados, correspondendo a um investimento total de 4,3 milhões de euros para este ano, foram mantidos tal como fora preconizado no primeiro projeto de decisão.