Vida

Banco Mundial: Fome vai agravar-se nos próximos 25 anos

Fome em África Reuters

A previsão consta de um relatório do Banco Mundial publicado esta manhã. O documento revela que 90% da população de alguns países de África vai estar sub-alimentada nas próximas décadas.

O Banco Mundial fala mesmo numa penúria alimentar que vai deixar os países pobres ainda mais pobres, forçando a migração, atirando cada vez mais pessoas para as favelas e aumentando o risco de doenças.

O aumento da temperatura até aos dois graus põe em risco as colheitas de arroz, trigo e milho, alerta o Banco Mundial.

Só na África sub-sahariana, o aquecimento global pode deixar quase metade das terras em estado inutilizável até 2030.

Mas o alerta chega também ao sudeste asiático onde, por exemplo, as inundações que há três anos afetaram 20 milhões de pessoas no Paquistão podem tornar-se um lugar comum.

A seca extrema pode agravar-se na Índia e a subida das águas pode inundar uma grande parte de Banguecoque.

O Banco Mundial avisa mesmo que os efeitos negativos podem acelerar em caso de inércia política, numa altura em que o planeta já aqueceu 0,8 graus em relação ao normal.