Política

Seguro acusa PSD e CDS de inviabilizarem acordo de salvação nacional

António José Seguro Global Imagens/Natacha Cardo

Numa declaração ao país, o líder do PS adiantou que «o partido fez tudo o que devia nas negociações» mas «nem todos assim procederam».

O secretário-geral do PS acusou hoje o PSD e o CDS de terem «inviabilizado» o acordo de 'salvação nacional' proposto pelo Presidente da República.

António José Seguro comunicou esta posição dos socialistas numa «declaração ao país», cerca de uma hora antes de se iniciar a Comissão Política Nacional do PS.

«Este processo demonstrou que estamos perante duas visões distintas para o país: manter a direção para que aqueles que, como o PSD e o CDS, entendem que está tudo bem; ou dar um novo rumo a Portugal para aqueles que, como nós, consideram que portugueses não aguentam mais sacrifícios e que esta política não está a dar os resultados pretendidos», explicou o líder socialista depois de listar todos os pontos que o PS defendeu nas negociações com PSD e CDS-PP.

«Que fique claro para todos os portugueses o que cada um defendeu. A nossa proposta está escrita, fundamentada e à disposição de todos os portugueses no site do PS», alegou o líder socialista.

Perante a «inviabilização» de um acordo, Seguro afirmou que «cabe ao Presidente da República decidir». Mas qualquer que seja a decisão, adiantou, o PS vai continuar «a bater-se pelas suas propostas».

O líder do PS explicou porque é que o partido «disse sim» ao apelo do Presidente da República: «Não poderia ser de outra forma quando o interesse nacional nos chama e é o futuro dos portugueses que está em causa. Quisemos um diálogo com todos, participámos no diálogo de boa-fé e empenhámo-nos em alcançar um compromisso», sustentou.

António José Seguro referiu ainda que, ao longo da última semana, pelo facto de estarem a decorrer conversações, se remeteu ao «silêncio» e cancelou «toda a atividade pública, garantindo assim a necessária descrição em prol do êxito deste compromisso».

«Infelizmente, nem todos assim procederam», rematou.

Saiba mais sobre as posições do PSD neste link.

Saiba mais sobre as posições do CDS neste link.