Vida

Sindicato dos Maquinistas duvida da segurança da linha (vídeo)

TSF-Rute Fonseca

O Sindicato dos Maquinistas espanhóis levanta dúvidas sobre o sistema de segurança da linha férrea, onde ocorreu um descarrilamento de comboio em Santiago de Compostela.

Numa altura em que vai ganhando força a hipótese de excesso de velocidade, como causa deste acidente, Jesus Garcia, deste sindicato, disse à rádio Cadena Ser que se o sistema de segurança tivesse funcionado, o comboio, mesmo que fosse depressa de mais, tinha sido travado.

Um dos maquinistas do comboio que descarrilou perto de Santiago de Compostela é o primeiro suspeito da investigação judicial que está a decorrer. O juiz do Tribunal Superior da Galiza ordenou ao princípio da tarde o seu interrogatório judicial. O maquinista está por isso sob custódia da Polícia Nacional de Espanha.

Em defesa do maquinista saiu, entretanto, o Colégio de Engenheiros Ferroviários que veio dizer que está quase descartada a hipótese de erro humano uma vez que foram ativados os mecanismos de segurança, que fazem parte dos comboios de alta velocidade.

Redação