Economia

Greve dos estivadores do Porto de Lisboa prolonga-se até setembro (video)

O anúncio foi feito esta tarde pelo presidente do Sindicato dos Estivadores do Centro e Sul. Os trabalhadores vão continuar em protesto contra aquilo que dizem ser violações da lei.

O presidente do Sindicato dos Estivadores do Centro e Sul de Portugal, António Mariano, anunciou hoje que a greve dos estivadores do porto de Lisboa, que dura desde junho, vai prolongar-se até 18 de setembro.

Em declarações aos jornalistas durante a hora de paralisação de hoje, António Mariano afirmou que os trabalhadores vão continuar em protesto contra o que consideram ser «violações da lei» por parte dos operadores, que «estão a tentar substituir os estivadores por elementos estranhos, de empresas subcontratadas para fazer o trabalho de descarga dos contentores».

Em declarações à Lusa, o diretor executivo da Associação dos Agentes de Navegação de Portugal (AGEPOR), António Belmar da Costa, lembrou que a lei foi alterada, restringindo o universo de trabalho considerado portuário, e que a situação que os trabalhadores descrevem é, em princípio, legal.

Contudo, considerou, «se os estivadores entendem que há violações da lei, devem recorrer aos mecanismos legais».

A greve vai continuar até 18 de setembro, uma hora por dia útil, entre as 15h00 e as 16h00.

Redação