O atleta português conseguiu esta tarde o quarto lugar nos 20 km marcha, nos Mundiais de atletismo que decorrem em Moscovo, na Rússia.
Duas vezes medalhado de bronze em campeonatos da Europa, o marchador português do Sporting consegue, aos 37 anos, o seu melhor resultado de sempre em Mundiais. João Vieira fez o percurso em 1:22.05 horas.
A vitória ficou nos pés de um atleta da casa, o russo Aleksandr Ivanov, com 1:20.58. Chen Ding, da China (1:21:09), e o espanhol Miguel Angel Lopez (1:21:21) fecharam o pódio.
O irmão gémeo de João Vieira também participou na corrida. Sérgio Vieira ficou no 39º lugar.
No final da prova, João Vieira confessou estar supercontente e prometeu continuar a marchar enquanto o corpo lhe permitir.
Na conferência de imprensa da da prova, o atleta lembrou que tem 37 anos, mas bateu-se com jovens de 22-23 anos. «A experiência valeu mais do que a juventude», acrescentou.
Segundo João Vieira, poucos acreditavam neste resultado, mas ele lutou até ao fim. «Em todas as competições penso sempre chegar ao pódio. Tudo é possível, sou uma caixinha de surpresas», disse.
Paulo Reis, o responsável técnico da equipa nacional de atletismo,em declarações à TSF, diz que este resultado «foi fantástico» e «inesperado», mas foi alcançado com muita classe, experiência e sabedoria.