Economia

Preço do petróleo sobe por causa da crise na Síria

O preço do barril de petróleo em Nova Iorque atingiu o máximo desde maio de 2011, impulsionado pelos receios de que os conflitos na Síria afetem o fornecimento de crude no Médio Oriente.

Em Nova Iorque, o preço do barril de crude para entrega em outubro aumentou 3,23 dólares para 112,24 dólares o barril, o máximo desde 03 de maio de 2011.

Já em Londres, o preço do barril de Brent, para entrega em outubro, alcançou o máximo de seis meses, ao subir 26% para 117,34 dólares o barril.

Os Estados Unidos, França e Reino Unido estão próximos de uma intervenção militar na Síria, após a alegada utilização de armas químicas no país.

Analistas da Société Générale, citados pela Bloomberg, acreditam que o preço do Brent poderá ascender a 150 dólares o barril, o que compara com os atuais 116 dólares, se o conflito afetar o fornecimento de crude.

A Líbia já afirmou que a produção poderá ficar abaixo dos 200 mil barris diários, o que representa o mínimo desde 2011, altura em que houve a revolução contra o ex-líder Kadhafi.

«O mercado está realmente a ficar nervoso», adiantaram os analistas da JBC Energy, numa nota.