Os holandeses bateram Andorra com dois golos de Robin van Persie e beneficiaram da derrota da Roménia frente à Turquia. Já a Itália bateu a República Checa por 2-1.
A Holanda e a Itália qualificaram-se, esta terça-feira, para a fase final do Mundial 2014, tornando-se as duas primeiras seleções europeias a conseguirem o "passaporte" para o Brasil.
A equipa holandesa foi a primeira equipa a conseguir o apuramento ao vencer em Andorra por 2-0, com o inevitável Robin van Persie a marcar os dois golos deste encontro a contar para o Grupo D.
Os holandeses beneficiaram da vitória fora da Turquia por 0-2 sobre a Roménia, jogo que deixou estas duas equipas empatadas no terceiro lugar do agrupamento com menos um ponto com os húngaros.
Pouco depois, a Itália também conseguia a qualificação direta para o Mundial 2014 ao bater em casa a República Checa por 2-1, em jogo a contar para o Grupo B.
A equipa italiana esteve em desvantagem a partir do minuto 19 quando Libor Kozak colocou os checos na frente, mas, no segundo tempo, os transalpinos acabariam por dar a volta ao resultado.
Goirgio Chiellini empatou a partida aos 51 minutos e, três minutos volvidos, Mario Balotelli colocou os italianos em definitivo na frente do marcador.
Com este triunfo, a formação orientada por Cesare Prandelli ficou com sete pontos de avanço sobre a Bulgária, ao passo que os checos ficaram praticamente fora do Mundial, o que, de resto, levou o seu selecionador a abandonar o cargo que ocupava.
Por seu lado, a Inglaterra garantiu um nulo na deslocação ao reduto da Ucrânia numa partida apitada pelo português Pedro Proença.
Com este resultado, os ingleses mantiveram a liderança do Grupo H com mais um ponto que ucranianos e montenegrinos. Por seu lado, a Polónia, que foi a São Marino ganhar por 1-5, é quarta no agrupamento com menos três pontos que os ingleses.