Mundo

«Consequências sérias» caso a Síria não respeite resolução da ONU (vídeo)

John Kerry, Francois Hollande e William Hague Reuters/Larry Downing

A França, o Reino Unido e os EUA pediram hoje uma resolução «forte» da ONU sobre o arsenal químico da Síria. Paris pede «consequências sérias» se resolução não for cumprida.

«Os Estados Unidos, o Reino Unido e a França querem obter do Conselho de Segurança das Nações Unidas, nos próximos dias, uma resolução forte. Uma resolução que inclua consequências sérias caso não seja aplicada», afirmou o ministro francês dos Negócios Estrangeiros, Laurent Fabius, no final do encontro.

[youtube:GSb9WotrYPI]

O Presidente francês, François Hollande, e os chefes das diplomacias britânica, William Hague, e norte-americana, John Kerry, acordaram esta segunda-feira, num encontro em Paris, que é necessário «um calendário preciso» para o desmantelamento do arsenal sírio.

Durante o encontro, François Hollande sublinhou que os três aliados devem «manter a linha de firmeza que permitiu desencadear o processo diplomático e de solidariedade».

Paris, Londres e Washington pretendem trabalhar numa resolução do Conselho de Segurança da ONU «durante a semana» e consideram que a publicação, prevista para hoje, do relatório dos inspetores das Nações Unidas sobre o ataque químico de 21 de agosto perto de Damasco constitui «sem dúvida uma ocasião favorável para avançar nesse projeto».

Franceses, britânicos e norte-americanos defenderam a necessidade de se manterem «extremamente unidos» durante esta semana e «trabalhar desde já numa solução política» em contacto com a oposição ao regime de Bashar al-Assad.

Redação