O V. Guimarães isolou-se no comando do Grupo I da Liga Europa ao bater em casa os croatas do Rijeka por 4-0. Abdoulaye Ba, Nii Plange, Maazou e André André marcaram os golos do jogo.
O V. Guimarães abriu da melhor maneira a sua participação na Liga Europa ao golear em casa o Rijeka por 4-0, resultado que lhe deu o comando isolado do Grupo I da Liga Europa.
[youtube:G5hxvxpiSwU]
A formação croata criou a primeira situação de perigo aos nove minutos por Leon Benko, mas Paulo Oliveira evitou o golo do Rijeka, que foi depois muito macio durante todo o encontro.
A equipa vimaranense tomou conta da partida e criu várias oportunidades antes de marcar aos 36 minutos numa jogada em que Abdoulaye, central emprestado pelo FC Porto, foi mais rápido que a defesa contrária na sequência de um canto.
Três minutos após o início da segunda parte, a formação orientada por Rui Vitória ampliou a sua vantagem quando Nii Plange marcou após uma jogada conduzida por Malonga e Maazou.
Perante um adversário que não criava perigo, os minhotos aproveitaram para marcar mais dois golos até final, o primeiro por Maazou de grande penalidade, aos 68 minutos, na sequência de uma falta de Maric sobre André André.
A nove minutos do final, André André fixou o resultado final na recarga a um primeiro remate de Moreno, a que o guardião croata respondeu com uma defesa incompleta.
Sob a arbitragem de Alexey Kulbakov, da Bielorrússia, no Estádio D. Afonso Henriques, com a assistência de 9794 espectadores, as equipas alinharam da seguinte forma:
V. Guimarães: Douglas, Pedro Correia, Paulo Oliveira, Abdoulaye, Luís Rocha, Moreno, André, André Santos (Tiago Rodrigues, 75), Nii Plange (Marco Matias, 72), Malonga e Maazou (Ricardo, 82).
Suplentes: Assis, Josué, Leonel Olímpio Tiago Rodrigues, Marco Matias, Ricardo Gomes, Fernando Russi.
Rijeka: Ivan Vargic, Ivan Boras, Marko Leskovic (Mateo Bertosa, 18), Luka Maric, Ivan Tomecak (Josip Brezovec, 75), Mate Males, Nikola Pokrivac, Zoran Kvrzic, Ivan Mocinic, Andrej Kramaric (Goran Mujanovic, 51), Leon Benko.
Suplentes: Ivan Mance, Mehmed Alispahic, Goran Mujanovic, Mateo Bertosa, Josip Brezovec, Ivan Krstanovic, Ricardo Bagadur.
Ação disciplinar: cartão amarelo para Malonga (22), Ivan Mocinic (39) e Ivan Boras (79).