Outras modalidades

João Sousa vence o torneio de Kuala Lumpur (vídeo)

João Sousa Reuters

João Sousa tornou-se hoje no primeiro tenista português a conquistar um troféu do circuito ATP. Venceu o torneio de Kuala Lumpur, ao bater na final Julien Benneteau, 5º cabeça de série.

O número um luso e 77º da hierarquia mundial deu a volta ao encontro com o francês, 33º, e venceu por 2-6, 7-5, 6-4, ao fim 2:18 horas, com Benneteau a somar a nona derrota em outras tantas finais no circuito principal.

[youtube:RrePAkxlFg8]

João Sousa, de 24 anos, é o primeiro português a vencer uma final de um torneio do circuito ATP, depois de ter imitado o feito de Frederico Gil, que, em 2010, atingiu o encontro decisivo do Estoril Open.

Em declarações à TSF, o selecionador nacional Pedro Cordeiro emocionou-se ao destacar «um feito histórico para o ténis português».

«Sinto-me muito orgulhoso, como penso que todos os portugueses. Um feito histórico para o ténis português com uma final muito equilibrada, onde o João entrou um bocadinho nervoso e depois daquele match point contra renasceu para o encontro. Uma vitória justissima. Só quem não sente estas vitórias e quem não é português é que não pode estar emocionado», disse.

Pedro Cordeiro acrescentou ainda que acredita que João Sousa vai entrar ou ficar muito perto do top 50 do ténis mundial.

Num excelente percurso em Kuala Lumpur, João Sousa eliminou, entre outros, o espanhol David Ferrer, primeiro cabeça de série e número quatro do Mundo, e o austríaco Jurgen Melzer, quarto pré-designado.

Com este triunfo, João Sousa arrecadou 158.000 dólares (cerca de 117.000 euros) e 250 pontos, que lhe deverão permitir tornar-se no melhor português de sempre na hierarquia mundial, ultrapassando o 59º posto de Rui Machado em 3 de outubro de 2011.