Política

Passos diz que terceiro trimestre será positivo (vídeo)

Pedro Passos Coelho Global Imagens

O primeiro-ministro, na abertura do debate quinzenal, afirmou que o país conseguiu inverter o declínio no segundo trimestre e que os dados do terceiro trimestre também devem ser positivos.

Pedro Passos Coelho começou a sua intervenção por sublinhar que foi fundamental o facto de a 8ª e a 9ª avaliação da troika ao programa de ajustamento ter sido positiva.

O primeiro-ministro considera essencial «voltar a ancorar a consolidação orçamental no lado da despesa, de modo a consolidar os dados que foram conseguidos no nível macroeconómico até hoje, que permitirão ganhar a confiança nos mercados».

«Hoje sabemos que a nossa economia durante este ano conseguiu reverter o seu declínio», afirmou Passos Coelho, acrescentando que «temos já dados objetivos que nos permitem acreditar que o terceiro trimestre também será ele positivo».

«Estamos a chegar ao momento da verdade», afirmou, realçando que Portugal deverá cumprir o programa com sucesso, mas que as dificuldades do país não devem desaparecer num «passo de mágica».

O primeiro-ministro disse ainda ter a convicção que «todas as instituições portuguesas» têm «uma noção clara do momento histórico» que o país atravessa e de que todos estarão ao «melhor nível» para que as dificuldades «sejam ultrapassadas» e «para que a confiança regresse duradouramente a Portugal».