Desporto

Paulo Bento: Troca de Eduardo por Anthony foi «exclusivamente técnico-tática»

O selecionador português disse que a convocatória do guarda-redes Anthony Lopes em detrimento do habitual convocado Eduardo foi uma escolha «exclusivamente técnico-tática», destacando o «bom rendimento» do luso-francês.

«O Anthony já tinha estado no último estágio, em função da lesão do Beto, e agora está em função de uma opção exclusivamente técnico-tática», disse Paulo Bento na conferência de imprensa de apresentação dos convocados para os confrontos com Israel e Luxemburgo, últimos compromissos no Grupo F de qualificação para o Mundial2014.

Hoje, o treinador do Sporting de Braga mostrou-se «bastante surpreendido» pela ausência de Eduardo da convocatória, uma vez que tem sido «uma presença assídua na seleção nacional».

Já Paulo Bento defendeu a sua escolha, referindo que Anthony Lopes «está a jogar no Lyon com bom rendimento» e «adapta-se perfeitamente» à forma de jogar da seleção nacional.

«[Está] dentro do que é o nosso modelo de jogo, dentro do que pensamos que os guarda-redes têm de fazer e, como tal, é uma troca no leque dos guarda-redes mais habitual», concluiu.

Ao contrário de Eduardo, o avançado bracarense Éder foi chamado por Paulo Bento, mas o avançado está lesionado e o treinador do Braga, Jesualdo Ferreira, considera que não estará em condições para os dois jogos, mas mostrou "satisfação" pela convocatória.

Questionado sobre o assunto, Paulo Bento disse que não vai dispensar o jogador e que o departamento médico da seleção logo verá se Éder pode ou não jogar na próxima sexta-feira, frente a Israel, no Estádio José Alvalade, e na terça-feira seguinte, com o Luxemburgo, no Estádio Cidade de Coimbra.

«Dispensá-lo não, porque senão nem o teria convocado. (...) Aqui fazem-se as coisas com cabeça, temos o cuidado de entrar em contacto com as pessoas dos clubes. Não tivemos nem vamos ter nenhuma situação em que ponhamos em causa o jogador ou o clube que ele representa», disse Paulo Bento.