Portugal

Mandela: BE lembra «homem ímpar»

A coordenadora do BE lembrou hoje o «homem ímpar» que foi Nelson Mandela, falecido na quinta-feira, e lamentou que Portugal não tenha sido sempre firme na luta contra o "apartheid".

«O seu exemplo vai continuar a iluminar o longo caminho da igualdade e da emancipação dos povos na África do Sul e em todo o mundo. Nelson Mandela é uma figura maior da nossa modernidade, dos direitos humanos e da democracia. Pagou um preço muito alto pelas suas convicções», declarou a bloquista, em declarações aos jornalistas no parlamento.

Catarina Martins lembrou que Portugal, com Cavaco Silva a primeiro-ministro, «não acompanhou» internacionalmente «resoluções importantes e ficou isolado» sobre a matéria.

«Não é novidade que o nosso país não teve sempre a posição que devia ter tido, firme, contra o 'apartheid'. Não é novidade também que o Governo português tomou decisões erradas nas Nações Unidas sobre resoluções que dizem respeito ao 'apartheid' e à prisão de Nelson Mandela. Não nos devemos orgulhar desses momentos da nossa história», sublinhou a parlamentar e coordenadora bloquista.

Redação