A polícia anti-motim está a abandonar o centro de Kiev. A retirada acontece após o ministro ucraniano do Interior ter garantido que as autoridades não vão controlar a Praça da Independência através da força.
As agências internacionais contam que os agentes estão a abandonar a praça que tem sido palco de protestos e a zona envolvente à câmara municipal, onde ocorreram novos episódios de violência durante a manhã e madrugada.
[Youtube:Kjfv29lnbfc]
Os veículos da polícia antimotim saíram dos locais, depois de terem sido recebidos pelos manifestantes com jatos de água gelada, noticia a agência de notícias francesa AFP.
A polícia tentou dispersar os manifestantes, mas acabou por recuar. Andriy Voloshny, um dos opositores que se encontra no centro da capital ucraniana, criticou em declarações à TSF a ação policial que ignora todas as recomendações internacionais.
[Youtube:XPuf2UQqJ-8]
Os confrontos desta manhã terminaram com nove feridos e uma dezena de detenções. Ainda esta manhã, os manifestantes foram surpreendidos pela presença da secretária de Estado Adjunta o centro de Kiev. A embaixada dos Estados Unidos confirma e diz que Victoria Nuland conversou com alguns dos opositores.
A ação das forças da ordem ucranianas, que esta madrugada investiram contra as barricadas junto à Praça da Independência, em Kiev, foi entretanto repudiada pelos Estados Unidos e pela União Europeia.