A União Europeia propôs hoje à Ucrânia a preparação de um processo que conduza à assinatura de um acordo de associação, na condição de os dirigentes de Kiev se comprometerem «claramente» em assiná-lo.
«Na base de um compromisso claro da Ucrânia com a assinatura deste acordo, vamos preparar um calendário» para a sua concretização, declarou o comissário europeu da Política de Vizinhança, Stefan Fule, depois de uma longa reunião com o vice-primeiro-ministro ucraniano, Serhiy Arbuzov.
Fule manifestou-se ainda pronto para examinar «em profundidade» todas as questões ligadas à concretização do acordo, denunciando «os exageros» difundidos sobre o custo do entendimento para a economia ucraniana.
Sob pressão da Federação Russa, o Presidente ucraniano, Viktor Ianukovitch, renunciou no final de novembro a assinar o acordo de associação negociado durante anos com os europeus.
O comissário europeu qualificou a reunião com Arbuzov como «franca e aberta» e este, que mencionou um diálogo «difícil», manifestou-se «confiante» quanto a um acordo entre as duas partes «num futuro próximo».