Economia

ERSE sem apoio dos consumidores para travar processo da EDP

Direitos Reservados

Nenhum dos 800 mil consumidores afetados por falhas nos contadores de eletricidade se uniu à ERSE para tentar travar a contestação da EDP, que não quer pagar as indemnizações.

Serão 800 mil prejudicados, mas nenhum consumidor se apresentou como contra-interessado no processo movido pela EDP contra a Entidade Reguladora dos serviços energéticos (ERSE) para travar o pagamento de sete milhões de euros aos clientes com tarifas bi-horárias e que foram afetados por falhas nos relógios dos contadores.

Os consumidores tinham 15 dias para se apresentarem no Tribunal Aadministrativo de Lisboa.

Fonte oficial da ERSE explicou à TSF que a contestação desta entidade foi entregue esta segunda-feira no tribunal e que nenhum cliente se apresentou para fazer parte do processo.

A Deco não fica surpreendida. Ana Tapadinhas explica que cada consumidor teria de ter um advogado e, para além disso, o juíz apenas publicou no Diário da República o aviso de que os clientes da EDP podiam fazer parte do processo.

A DECO ainda tentou, sem sucesso, que o juíz anunciasse esta possibilidade em jornais de grande tiragem e não apenas no Diário da República.

Quanto à contratação de advogado, os consumidores terão feito contas uma despesa muito maior que a expectativa de receber entre 3 e 30 euros, que é indemnização mais alta que a EDP pode vir a ter de pagar.

A DECO admite que seria interessante ter consumidores envolvidos no processo que a EDP moveu contra a ERSE para travar o pagamento de sete milhões de euros aos clientes, mas todas estas regras tornaram essa uma possibilidade muito remota.