Política

Cavaco deve exigir explicações a Passos sobre programa, defende Seguro

António José Seguro Global Imagens/Leonardo Negrão

O líder do PS diz que se Passos Coelho não explicar as declarações de Mario Draghi sobre um programa para Portugal após o resgate deve ser Cavaco Silva a exigir estas explicações.

O secretário-geral do PS entende que o primeiro-ministro deve uma explicação ao país depois das declarações do Banco Central Europeu, em que Mario Draghi se referiu a um programa para Portugal após o resgate ao país.

À saída de uma reunião com o Conselho de Reitores, António José Seguro considerou ainda que caso Pedro Passos Coelho não dê essa explicação de livre iniciativa deverá o Presidente da República de «exigir» uma explicação do chefe do Governo.

«Não podemos andar a assistir a um primeiro-ministro que diz que a partir de 27 de janeiro é que vamos conversar com as instituições europeias e depois vir o presidente do BCE a dizer que Portugal vai ter de certeza absoluta um novo programa», frisou.

Seguro, que entende que os «portugueses não podem ser tratados desta forma e merecem respeito porque estão no meio desta confusão», defendeu ainda que Portugal deve sair do resgate sem programa cautelar..

«O PS entende que, tendo havido dez avaliações positivas por parte da troika, não tem nenhum sentido que Portugal não siga o caminho da Irlanda», explicou.

Por isso, diz António José Seguro, «Portugal deve regressar a mercados como estava previsto no memorando, sem qualquer tipo de condicionalidade, novas condições, exigências e mais sacrifícios para os portugueses».