O Bloco de Esquerda concorda com a leitura do líder do PS e considera que o Executivo está a esconder informações dos portugueses. O PCP diz que não ficou surpreendido.
Corpo do artigo
Após as declarações de Mario Draghi, António José Seguro veio defender que é fundamental perguntar o que o primeiro-ministro está a esconder em relação à necessidade de um programa para Portugal após o resgate.
O Bloco de Esquerda concorda com esta interpretação dos socialistas. O líder parlamentar Pedro Filipe Soares diz que as declarações do presidente do Banco Central Europeu (BCE) contrariam aquilo que o Governo tem dito nos últimos dias e demonstram que o Executivo está a esconder informação.
«Ainda ontem, Paulo Portas deu uma conferência de imprensa onde tentou dizer que a saída de Portugal do programa da troika seria uma saída à irlandesa, isto é, sem qualquer programa cautelar. O que Mario Draghi nos diz é que, de facto, já está a ser previsto um programa cautelar e que o Governo o está a esconder do país. Isto não é aceitável», acusa.
Do lado do PCP, Ângelo Alves da comissão política, diz que a declaração de Mario Draghi não constitui qualquer surpresa.
«Já há muito tempo que vínhamos a alertar que, de uma forma ou de outra, o Governo estaria já envolvido em negociações e em contactos que visavam manter esta situação de submissão faces aos interesses da União Europeia (UE) e do Fundo Monetário Internacional (FMI)», afirma.