O português Hélder Rodrigues foi quarto na oitava etapa das motos do Dakar, num dia em que se registaram poucas mudanças no topo das classificações gerais.
Hélder Rodrigues conquistou, esta segunda-feira, a sua melhor classificação numa etapa desta edição do Dakar, ao terminar a tirada na categoria das motos na quarta posição.
O motard português manteve a oitavo lugar na geral que continua a ser liderada pelo espanhol Marc Coma, que manteve mais de meia hora de avanço sobre o seu mais direto adversário.
Por seu lado, o português Mário Patrão subiu ao 33º lugar da geral, enquanto que Pedro Oliveira e Bianchi Prata perderam ambos um lugar na geral, descendo respetivamente ao 24º e 26º posto. Vítor Oliveira está na 69ª posição da geral.
No dia em que a prova entrou em território chileno, o francês Cyril Despres (Yamaha) estreou-se a ganhar na presente edição da prova na categoria das motos, o mesmo acontecendo com Nasser al-Attiyah nos automóveis.
Na geral dos automóveis, Nani Roma continua líder com 23 minutos de avanço sobre Stephane Peterhansel, num dia em que o francês conseguiu reduzir em oito minutos o seu atraso face ao primeiro da geral.
Orlando Terranova, com o português Paulo Fiúza como navegador, manteve a quarta posição, ao passo que o também navegador português Filipe Palmeiro, que faz equipa com o polaco Kaczmarski é 14º da geral.