Outras modalidades

Peterhansel vence 12ª etapa e garante liderança do Dakar em automóveis

Stephane Peterhansel durante a etapa desta sexta-feira do Dakar Reuters/Jean-Paul Pelissier

Depois de o patrão da X-Raid Mini ter dito que as três primeiras posições eram para manter, Peterhansel venceu a tirada desta sexta-feira e ultrapassou Nani Roma na geral dos automóveis.

O francês Stephane Peterhansel garantiu, esta sexta-feira, a liderança do Dakar na categoria dos automóveis, ao vencer a 12ª etapa que ligou El Salvador a La Serena, no Chile.

Um dia depois do patrão da X-Raid Mini ter dito que pretendia que as posições dos três primeiros da classificação não se alterassem, Peterhansel ultrapassou o seu colega de equipa, o espanhol Nani Roma, e apossou-se do comando da prova.

Peterhansel tem agora 26 segundos de avanço sobre Nani Roma, que foi apenas terceiro na tirada por causa de um furo, atrás do francês do qatari Nasser al-Attiyah.

A uma etapa do final do Dakar, Peterhansel, que já tem 11 títulos nesta prova, entre as vítorias conseguidas em automóveis e motos, poderá assim garantir mais um triunfo no sábado na meta instalada em Valparaíso, no Chile.

Com o triunfo na tirada desta sexta-feira, Stephane Peterhansel conquistou a quarta vitória em etapa nesta edição do Dakar e a 65ª da sua carreira nesta mítica prova do todo-o-terreno.

Por seu lado, o navegador português Paulo Fiúza, que faz equipa com o argentino Orlando Terranova, ficou atolado numa duna e foi apenas nono da tirada, descendo assim à quinta posição da geral, a quase hora e meia do líder Stephane Peterhansel.

Já o navegador português Filipe Palmeiro, que faz equipa com o polaco Martin Kaczmarski, manteve a nona posição da classificação geral dos automóveis.