Ambiente

Amianto: Afinal quanto custa fazer a lista?

Heloísa Apolónia, deputada dos Verdes, quer que o Governo revele quanto custa fazer o levantamento dos edifícos com amianto.

Ainda este semana, vários ministérios vão receber um pedido de esclarecimento sobre os custos de fazer o levantamento dos edifícios públicos com amianto.

Heloísa Apolónia, deputada dos Verdes, não ficou convencida com a resposta do primeiro-ministro. Passos diz que a elaboração da lista está atrasada por falta de recursos finaceiros.

O caso do amianto voltou à primeira linha das preocupações e das notícias depois de na sexta-feira a TSF ter denunciado a situação dos 60 funcionários da direção geral de Energia e Geologia. Eles exigem sair das instalações depois de um estudo ter confirmado a presença de amianto e após 19 casos de cancro nos últimos anos entre os trabalhadores desta direção geral.

Heloísa Apolónia, convidada do Fórum TSF, lamentou que exista dinheiro para parceias pública-privadas por exemplo, mas que não haja verba para um caso que coloca em risco a saúde das pessoas e por isso os Verdes insistem junto do Governo.

Heloísa Apolónia aproveita também para recordar os casos das escolas com amianto e para criticar o Ministério da Educação que deixou o trabalho a meio.

Já na sexta-feira em plenário, no debate quinzenal, esta deputada dizia estar convencida que o levantamento dos edifícios com amianto não custará por certo uma fortuna, mas agora quer um esclarecimento do Governo sobre os custos para fazer esta listagem.

Entretanto, o PCP culpa os sucessivos governos pela ausência de um inventário dos edifícios públicos com amianto. No Fórum TSF, o deputado Manuel Tiago, garantiu que os comunistas não vão ficar parados e admite forçar o governo a dar respostas em breve.