Portugal

Avanço do mar ameaça Torres de Ofir (vídeo)

Globalimagens/Adelino Meireles

O avanço do mar está a colocar «em sério risco» as Torres de Ofir, em Esposende, que já têm a água a «um metro e meio, dois metros», afirmou hoje o vereador da Proteção Civil na Câmara local.

Maranhão Peixoto disse à Lusa que no fim de semana, por precaução, já foi vedado o acesso ao parque de estacionamento à superfície da torre mais a norte.

«Se o mar continuar a avançar com esta ferocidade, as torres correm sério risco», acrescentou.

Entretanto responsáveis da Agência Portuguesa do Ambiente e da Câmara de Esposende vão deslocar-se hoje à praia de Ofir para aferir das reais condições de segurança das três torres de apartamentos ali existentes.

Estas foram as torres que o então ministro do Ambiente José Sócrates quis demolir em 2002: os três prédios encontram-se na Área de Paisagem Protegida do Litoral de Esposende, junto ao mar, e José Sócrates, chegou a assinar um despacho para a sua demolição. Poucos meses depois, o novo secretário de Estado do Ambiente, José Eduardo Martins, reafirmou que as torres de Ofir não vão ser demolidas, argumentando que a implosão teria um custo muito elevado.