O aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, ocupa a quinta posição entre os 153 que foram avaliados por seis associações de defesa do consumidor, entre elas a DECO.
A associação de defesa do consumidor analisou o nível de satisfação dos passageiros e conclui que os aeroportos mais apreciados são os asiáticos com maior volume de tráfego: Singapura, Hong Kong (China), Tóquio (Japão) e Dubai (Emirados Árabes Unidos).
Depois surge o aeroporto Francisco Sá Carneiro, ocupando a primeira posição entre os europeus.
Lisboa surge na 24ª posição, com os inquiridos a elogiar «os ecrãs, os transportes e os lugares nas zonas comuns», e a criticar o tempo necessário para chegar à porta de embarque. Seguem-se os aeroportos do Funchal (54), de Ponta Delgada (67), de Faro (70) e de Porto Santo (132).
Também foram avaliadas 76 companhias aéreas. A TAP aparece longe dos primeiros lugares, está no lugar numero 32. Os inquiridos criticaram o preço dos bilhetes, mas elogiaram «o pessoal de bordo, os horários dos voos e o conforto proporcionado pela transportadora»
Para além da DECO, participarm neste estudo as associações de defesa do consumidor do Brasil, Itália, Espanha, França e Bélgica.