O Benfica qualificou-se mas não se livrou de apanhar um valente susto face ao Tottenham (2-2), numa eliminatória que pareceu decidida durante muito tempo. Também o Porto se apurou ao empatar com o Nápoles (2-2), num jogo em que Fabiano se estreou em grande. Nos jogos de hoje, destaque ainda para Beto que foi decisivo no apuramento histórico do Sevilha.
Os "encarnados", que na primeira mão venceram em Londres por 3-1, chegaram ao intervalo em vantagem, mercê de um tento do defesa-central argentino Garay, aos 34 minutos, mas não se livraram de um grande susto, quando o belga Chadli, no espaço de um minuto (78 e 79) virou o resultado para os ingleses.
Lima, no quinto minuto de descontos e na conversão de uma grande penalidade, devolveu a tranquilidade aos benfiquistas.
Por seu turno, os "dragões" estiveram a perder, por culpa de um golo de Pandev, aos 21 minutos, resultado que empatava a eliminatória.
No entanto, dois golos em sete minutos, de Ghilas (69) e de Quaresma (76), permitiram aos "azuis e brancos" virar o resultado, já de nada valendo aos transalpinos o tento de Zapata (90+2).
No duelo andaluz, o Bétis ("lanterna vermelha" em Espanha) não conseguiu aguentar a surpreendente vantagem 2-0 trazida do terreno do Sevilha, anulada com golos do ex-benfiquista Reyes (20) e Bacca (75).
O prolongamento do jogo arbitrado por Pedro Proença nada mudou e, quando Ardan defendeu o penálti de Vitolo, a sorte parecia sorrir ao Bétis, mas N'Diaye atirou ao poste e, no derradeiro pontapé, Beto desviou para fora a "estranha" tentativa de Nono, virando o "herói".
Com João Pereira no "onze", o Valência cumpriu calendário com triunfo 1-0 sobre os búlgaros do Ludogorets (Paco Alcácer, 59), após o êxito 3-0 fora.
Depois do concludente 4-1 em casa, um golo de Gomis (45+3) tranquilizou definitivamente o Lyon dos titulares Anthony Lopes e Miguel Lopes: ainda assim, os gauleses permitiram a reviravolta consumada por Kolar (60) e Tecl (62), que, aos 70, falhou um penálti que poderia mudar tudo.
Com uma caminhada triunfal no campeonato italiano, a Juventus sentiu inesperadas dificuldades para afastar a Fiorentina (quarta classificada, a 27 pontos), principalmente após o 1-1 cedido em casa: um livre exemplar de Pirlo (71) decidiu.
No embate entre os líderes dos campeonatos austríaco e suíço, os locais adiantaram-se na eliminatória com golo de Soriano (22), mas os helvéticos responderam na segunda parte com tentos de Streller (50) e Sauro (60), que lhes permitiram seguir em frente, após o nulo do primeiro jogo, mesmo reduzidos a 10 desde ozs nove minutos, por expulsão do checo Marek Suchy.
O AZ Alkmaar sobreviveu na visita ao Anzhi da Rússia (0-0), prevalecendo assim o triunfo magro (1-0) na Holanda.
O sorteio para os quartos de final realiza-se na sexta-feira, em Nyon, na Suíça.