Saúde

VMER: Bastonário da Ordem dos Médicos diz que proposta da Liga dos Bombeiros é inviável

O bastonário da Ordem dos Médicos diz que a proposta da Liga dos Bombeiros que defende a possibilidade de enfermeiros e médicos do centro de saúde integrarem as viaturas de emergência das corporações (VMER) não faz sentido. A Ordem dos Enfermeiros concorda com a ideia.

José Manuel Silva defende que não é viavel a solução que a direção da Liga dos Bombeiros vai apresentar hoje ao INEM e que segundo defendem os bombeiros poderá evitar situações como a do último domingo, em que, por doença súbita do médico de serviço, a VMER de Évora não socorreu as vítimas de um acidente em Reguengos de Monsaraz.

«Médicos e enfermeiros teriam que ter uma formação específica para as funções de emergência e precisavam de estar em disponibilidade permanente, porque a emergência não se compadece com o estar à espera que um enfermeiro ou médico que estavam a observar um doente no centro de saúde acabem ou suspendam essa observação para integrarem uma ambulância», adianta o bastonário.

Bem diferente é a opiniao da vice-presidente da Ordem dos Enfermeiros. Lúcia Leite diz que a proposta da Liga dos Bombeiros vai de encontro ao que a ordem tem defendido, ou seja, a «integração de enfermeiros em todos os meios, não só os centros de saúde, mas de outras unidades».

Lúcia Leite salienta também outra vantagem desta ideia da Liga dos Bombeiros: «Face a situações menos graves, a pessoa poderá mesmo ser encaminhada para o centro de saúde».

Redação