Liga dos Bombeiros quer enfermeiros e médicos dos centros de saúde nas viaturas de emergência
É uma ideia que a Liga dos Bombeiros vai defender hoje junto do INEM para compensar dificuldades de resposta das Viaturas Médicas de Emergência e Reanimação (Vmers). A Liga propõe que estas viaturas possam contar com enfermeiros e médicos dos centros de saude.
Corpo do artigo
A Liga de Bombeiros vai defender hoje junto do INEM uma solução que poderá evitar situações como a do último domingo, em que a Vmer de Évora, por doença súbita de um médico, não socorreu as vítimas do acidente em Reguengos de Monsaraz.
A proposta vai ser formulada pelo presidente da Liga. Jaime Marta Soares defende a possibilidade dos enfermeiros e também médicos do centros de saúde poderem vir a integrar as tripulações das viaturas de emergência das corporações.
Na reunião que vai ter hoje com a direção do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), o presidente da Liga de Bombeiros vai também pedir a abertura de um inquérito ao que se passou em Grândola no início deste mês.
Em causa está a alegada recusa do INEM em transportar ao hospital um jovem com uma ferida profunda depois deste ter entrado no edificio dos bombeiros locais a pedir ajuda. Jaime Marta Soares considera que a situação foi e tem de ser investigada pelo instituto.
Um pedido que vai ser feito depois do INEM ter, na altura, garantido que o jovem não foi transportado ao hospital por não preencher os requisitos, em termos de triagem clínica, necessários para beneficiar de transporte gratuito.
Contatado pela TSF, o INEM não quis comentar as declarações do presidente da Liga de Bombeiros, esclarecendo que o encontro de hoje, entre os presidentes do INEM e da Liga de Bombeiros não tem agenda, tratando-se apenas de uma apresentação de cumprimentos uma vez que o conselho directivo do INEM entrou em funções há duas semanas .