Vida

Familiares ouvem pela primeira vez áudio da cabine do voo MH370 (vídeo)

Kuala Lumpur, Malásia Reuters

Quase dois meses depois do desaparecimento do avião da Malaysia Airlines, os familiares dos passageiros puderam escutar, pela primeira vez, a gravação das conversas da cabine de comando.

O áudio apresentado pelas autoridades reproduz uma conversa entre o avião e um controlador de tráfego aéreo, em que ambos confirmam os detalhes da rota, altitude e o número de identificação do voo.

«Malásia três, sete, zero contate Ho Chi Min 120,9, boa noite», diz uma voz identificada pelas autoridades como a de um controlador em Kuala Lumpur, de onde o avião descolou. «Boa noite, Malásia três sete zero», responde uma voz masculina de um dos pilotos do Boeing 777, que tinha como destino final Pequim.

[youtube:EUnYHofAH6E]

A gravação da conversa foi apresentada, na terça-feira, num hotel em Pequim, onde os familiares das vítimas chinesas ainda aguardam informações sobre o paradeiro do avião, que desapareceu a 8 de março, com 239 pessoas a bordo.

O voo MH370 desapareceu dos radares cerca de 40 minutos após a descolagem e mudou de rumo, numa ação deliberada, segundo as autoridades malaias, atravessando o estreito de Malaca e seguindo na direção contrária a do seu trajeto inicial.