Desporto

Penafiel regressa à I Liga oito anos depois

Jogadores do Penafiel festejam subida à I Liga Global Imagens/ASpress/Hélder Santos

O avançado Guedes bisou na vitória por 1-2 do Penafiel no reduto da U. Madeira, numa partida em que os madeirenses estiveram em vantagem graças a um golo madrugador de Arthuro.

O Penafiel assegurou, este domingo, o regresso à I Liga, oito anos depois da última presença entre os grandes do futebol português, ao vencer fora a U. Madeira por 1-2.

A jogar em casa, a equipa madeirense foi a primeira a alcançar o golo quando Arthuro marcou aos quatro minutos na sequência de um centro de Adilson e um desvio de Santiago Silva.

A U. Madeira continuou a pressionar o último reduto penafidelense e esteve várias vezes perto do golo até ao minuto 16, mas aquele que seria o 2-0 não surgiu.

Aos 17 minutos, a resposta do Penafiel aconteceu numa arrancada de David Mbala a que o guardião madeirense se opôs com qualidade, mas, na recarga, o avançado Guedes não falhou e restabeleceu assim a igualdade.

Aos 32 minutos, os nortenhos passaram mesmo para a frente do marcador, novamente com um golo de Guedes, mas desta feita na sequência de uma grande penalidade a castigar derrube do guardião Trigueira a Mbala.

No segundo tempo, a U. Madeira procurou o empate e este muito próximo de o conseguir a três minutos do final, mas o cabeceamento de Miguel Fidalgo foi devolvido pelo poste da baliza do Penafiel.