Desporto

Jogador do Levante dançou contra o racismo (vídeos)

Pape Diop Reuters/Sergio Perez

Um novo caso de racismo na Liga espanhola, Quaresma entre os pré-convocados de Paulo Bento e os resultados de Benfica e FC Porto, são temas da revista de imprensa desportiva.

Depois de Dani Alves, mais um jogador queixa-se de ter sido vítima de manifestações racistas em Espanha. Pape Diop, um senegalês do Levante, conta que quando se preparava para marcar um pontapé de canto, um grupo de adeptos do Atlético de Madrid «começou a imitar gritos de macaco».

A reação de Pape Diop foi surpreendente. O futebolista dançou virado para o público. Explicou que «a reação para os desarmar foi dançar como se fosse um macaco».

[youtube:PoJb36keGD0]

Na altura, o Atlético de Madrid, líder da Liga espanhola, perdia por 2-0, que acabaria por ser o resultado final. Os jogadores do Atlético entenderam a dança como uma provocação e gerou-se confusão no relvado.

[youtube:nLt0qv5xaog]

A derrota da equipa de Simeone não foi aproveitada pelos outros candidatos ao título espanhol. O Barcelona empatou no sábado com o Getafe e ontem o Real Madrid não fez melhor. A jogar em casa, o Real esteve a perder por 2-1 com o Valência até muito perto do final. Só um golo de calcanhar de Cristiano Ronaldo nos descontos evitou a derrota.

Paulo Bento admite levar Quaresma ao Campeonato do Mundo. Em entrevista À RTP, o selecionador nacional revelou que o extremos do FC Porto estará «entre os pré-convocados»

Paulo Bento esclareceu ainda que não voltará a convocar Tiago. O médio que tem estado em destaque no Atlético de Madrid renunciou à seleção e, nesta altura, para Paulo Bento «é um assunto encerrado».

Sobre Fernando, que a FIFA impediu de jogar por Portugal, o selecionador apenas disse que «é um tema administrativo e não desportivo».

Na Liga, sobra para a última jornada a luta pela permanência. O Olhanense e o Paços de Ferreira têm 25 pontos e o Belenenses 26. Só o último classificado desce de forma direta. Os algarvios continuam na luta porque ganharam ao FC Porto por 2-1. Os "azuis e brancos" sofreram a sétima derrota no campeonato.

O Benfica fez o último jogo da época no Estádio da Luz. Não perdeu qualquer jogo em casa. O empate a um golo com o Vitória de Setúbal foi o terceiro da temporada perante os seus adeptos. Os sadinos mantiveram o 8º lugar.

Em Itália, a Juventus festejou a vitória no campeonato no hotel. A equipa de Turim só joga hoje mas como a Roma perdeu ontem, já fez a festa.

O Zenit de André Vilas Boas empatou com o Lokomotiv de Moscovo. A divisão de pontos com o segundo classificado pode ser considerado um resultado positivo já que o Zenit continua a depender apenas dos seus resultados para ser campeão.

Em Inglaterra, José Mourinho ficou quase definitivamente afastado da luta pelo primeiro lugar. O Chelsea empatou a zero com o Norwich e se o Liverpool ganhar hoje, os londrinos já não poderão chegar à liderança.