Economia

O assunto que ninguém quis abordar na China

TSF/João Paulo Meneses

Foi um "não-assunto" nesta viagem, já que nem Portugal agradeceu nem a China referiu o assunto: até chegar a troika, os chineses foram dos principais compradores de dívida a Portugal.

Não há confirmação dos números finais nem se sabe se a China, entretanto, já alienou alguma parte desse investimento, mas algumas fontes garantem que entre Pequim e Macau, os chineses podem ter comprado mais de 5 mil milhões de dívida entre 2010 e 2011.

O então ministro das Finanças Teixeira dos Santos veio duas vezes à China e o próprio presidente chinês, na altura, Hu Jintao, se referiu ao assunto.

A compra de dívida portuguesa pela China chegou mesmo ao Parlamento, com o deputado Ribeiro e Castro a questionar o então Governo sobre a dimensão da operação e a falta de transparência do processo.

Na resposta as Finanças explicavam que estes processos decorrem sob anonimato. E é por isso que dificilmente se conseguirá saber a dimensão da "ajuda" chinesa a Portugal até final de 2011.

O que a TSF conseguiu saber em Pequim é o que tema nunca foi abordado nas áarias reuniões que decorreram durante esta semana, nem por uma parte nem pela outra.