O ministro da Economia, António Pires de Lima, anunciou hoje que a empresa multinacional IBM escolheu Lisboa para um dos seus centros mundiais, considerando que a criação de emprego é dos «grandes desafios» que o país enfrenta.
No debate do estado da Nação, que decorreu esta tarde no parlamento, Pires de Lima destacou a recuperação económica nacional, salientando o aumento do investimento e da confiança no país.
«Foi hoje conhecido que Lisboa é um dos centros mundiais escolhidos pela IBM», anunciou o governante, considerando que «a criação de emprego é um dos grandes desafios» que o país enfrenta.
Comentando a descida na taxa de desemprego, que em maio se fixou nos 14,3%, o ministro considerou que o país «está longe de ter um nível socialmente aceitável e sustentável» de desemprego, mas mostrou-se otimista no futuro.
«A recuperação da nossa economia, alicerçada em três motores - crescimento das exportações, recuperação do consumo privado e a retoma do investimento - alimenta-nos a convicção de que o desemprego, que é a maior chaga da nossa sociedade, vai continuar, gradualmente a diminuir», afirmou Pires de Lima.
Ainda assim, o ministro da Economia ressalvou que «os tempos não estão para nenhuma espécie de euforia», considerando que ela «é má conselheira».
«Mas a confiança, esse sentimento que está a ganhar espaço na sociedade portuguesa, e que faz acreditar que os momentos mais difíceis estão para trás e Portugal e a sua economia estão no caminho certo, faz toda a diferença», disse.
Por outro lado, e recordando o aumento do peso das exportações no PIB, o governante lançou críticas à oposição, questionando quem, no parlamento, «não reconhece e sente orgulho» deste comportamento das empresas.