Economia

Teixeira Duarte ganha obras do Túnel do Marão

Túnel do Marão Global Imagens

A Teixeira Duarte anunciou hoje ter ganhado, através de consórcio de duas das suas subsidiárias, as obras do Túnel do Marão por 88 milhões de euros, refere nota da Comissão de Mercados e Valores Mobiliários.

De acordo com a nota, a Teixeira Duarte informa que as suas subsidiárias "Teixeira Duarte - Engenharia e Construções, S.A" e "E.P.O.S - Empresa Portuguesa de Obras Subterrâneas, S.A." foram hoje notificadas pela EP - Estradas de Portugal de que ganharam, em consórcio, o contrato em regime de concessão/construção do Túnel do Marão no IP4 (A4).

«O valor do contrato é de 88.099.873,47 euros e a data limite para a execução dos trabalhos é de 518 dias», refere a informação da Teixeira Duarte divulgada pela Comissão de Mercados e Valores Mobiliários (CMVM).

A empresa Estradas de Portugal (EP) lançou no final de fevereiro três concursos públicos no sentido retomar a construção da Autoestrada do Marão, num valor base de 204 milhões de euros, sendo um deles referente à obra do túnel rodoviário de 5,6 quilómetros.

A EP optou então por um modelo de concessão/construção para o túnel e por empreitadas por série de preços para os acessos poente e nascente, os quais têm uma extensão aproximada de 10 quilómetros cada.

A construção da Autoestrada do Marão parou a 27 de junho de 2011 e, dois anos depois, a obra foi resgatada pelo Estado, que invocou justa causa fundada no incumprimento por parte da concessionária.

A intervenção mais complexa diz respeito ao Túnel do Marão, onde ainda faltam escavar dois quilómetros e previa-se, em maio, um valor base de investimento na ordem dos 110 milhões de euros.

Este projeto permite a conclusão da ligação da autoestrada A4 Porto-Amarante à autoestrada da subconcessão Transmontana Vila Real-Bragança.