O prazo para a apresentação de propostas para a conclusão do túnel do Marão termina na tarde desta terça-feira mas já existem propostas abaixo dos 110 milhões de euros previstos pelo Governo.
Corpo do artigo
O custo do túnel do Marão deverá ficar abaixo dos 110 milhões de euros previstos pelo Estado. O prazo para a apresentação de propostas só termina pelas 19:00 desta terça-feira mas a TSF sabe que já foram entregues orçamentos inferiores aos 110 milhões de euros estimados pelas Estradas de Portugal, o que indica que o custo final deverá ficar abaixo desse valor.
O túnel é um dos três troços que faltam para completar a autoestrada do Marão, e o mais complexo: implica escavar os dois quilómetros que ainda faltam e proceder aos restantes trabalhos técnicos, mais trabalhosos que os das outras duas obras (que correspondem aos dois acessos ao túnel).
Na semana passada, o Governo fez saber que os concursos para esses dois troços, cujos prazos já terminaram, foram alvo de interesse de 15 empresas ou consórcios.
O concurso para a conclusão do túnel propriamente dito não deverá ter tantos interessados, mas a informação recolhida pela TSF aponta para que a empreitada suscite o interesse de vários concorrentes.
Não se sabe ainda se a Somague, que está em litígio com o Estado exatamente por causa da paragem nas obras do túnel do Marão, é um desses concorrentes.
Os cerca de 200 milhões de euros previstos para o conjunto das três empreitadas são garantidos por fundos europeus, com o Estado português a desembolsar 15% deste valor (30 milhões de euros).
A construção do túnel do Marão está parada há quase três anos. A autoestrada do Marão deverá estar finalizada no início de 2016.