Economia

Passos tem dúvidas sobre margem para baixar sobretaxa do IRS

Apesar dos conselhos dos especialistas do IRS neste sentido, o primeiro-ministro diz que «é prematuro estar a fazer qualquer anúncio nesse capítulo para o Orçamento de 2015».

O primeiro-ministro disse, esta sexta-feira, em Marco de Canaveses, que tem grandes dúvidas sobre a margem de manobra para começar a baixar desde já a sobretaxa de IRS, que está nos 3,5 por cento.

Após os peritos do IRS terem insistido nesta solução, Pedro Passos Coelho diz que «é prematuro estar a fazer qualquer anúncio nesse capítulo para o Orçamento de 2015».

«Se houver espaço para isso, não deixaremos de o fazer independentemente de haver eleições ou não. Tenho dívidas que tenhamos um grande espaço para fazer coisas dessas. Mas não vale a pena acrescentar aquilo que se acha ou deixa de achar. É o que for», concluiu.

Entretanto, o novo líder parlamentar do PS, questionado sobre este assunto, disse não querer «interferir no debate interno do Governo entre o PSD e o CDS» e considerou que a pergunta deveria ser dirigida a Paulo Portas.

«Certamente que depois da entrega do Orçamento de Estado na Assembleia da República haverá muitas oportunidades para tratarmos das questões dos impostos e de outras questões ligadas ao Orçamento de Estado», explicou.