Vida

Nobel da Física para três japoneses pela invenção da tecnologia LED

Prémio Nobel Direitos Reservados

O Prémio Nobel da Física distinguiu este ano Isamu Akasaki e Hiroshi Amano da Universidade de Nagoya, no Japão, e Shuji Nakamura da Universidade de Santa Barbara, nos Estados Unidos.

Os três investigadores foram responsáveis pela descoberta das luzes LED (diodo emissor de luz, mais conhecido pela sigla em inglês - Light Emitting Diode) azuis. Uma tecnologia amiga do ambiente que permitem poupar energia na iluminação. Enquanto as luzes LED vermelhas e verdes foram criadas nos anos 60, só foi possível criar as luzes LED azuis nos anos 90.

Ontem foi atribuído o Nobel da Medicina ao norte-americano John O'Keefe e ao casal de noruegueses May-Britt e Edvard Moser, pelas suas descobertas sobre as «células que constituem um sistema no cérebro de determinação da posição», uma espécie de GPS interno, segundo o júri.

Na quarta-feira será a vez de ser conhecido o laureado com o Nobel da Química. O Nobel da Literatura será conhecido dia 9 de Outubro. Na sexta-feira, em Oslo, às 11:00 (10:00 em Lisboa), será anunciado pelo presidente do Comité Nobel Norueguês, Thorbjørn Jagland, o prémio Nobel da Paz.

O prémio Sveriges Riksbank de Ciências Económicas em Memória de Alfred Nobel será anunciado a 13 de outubro, às 13:00 (12:00 em Lisboa).

Os galardoados recebem um diploma, uma medalha de ouro e prémio monetário de cerca de 900 mil euros.