Desporto

UEFA: Sérvia e Albânia não pontuam, Portugal sai beneficiado

A bandeira polémica do jogo de 15 de outubro Reuters

O castigo da UEFA por causa dos incidentes em Belgrado, a 14 de outubro, acaba por beneficiar Portugal que vê dois adversários diretos penalizados na classificação.

A UEFA decidiu castigar as seleções da Sérvia e da Albânia, pelos incidentes no jogo que foi interrompido, no dia 14 deste mês.

O organismo do futebol europeu decidiu atribuir uma vitória administrativa, de 3-0, à Sérvia, mas ao mesmo tempo, retira-lhe três pontos. Os próximos dois jogos em casa, da equipa sérvia, vão ser à porta fechada.

A UEFA aplica ainda uma multa de 100 mil euros às duas selecções: da Sérvia e da Albânia. Entretanto, a Albânia já anunciou que vai recorrer da decisão.

O jogo entre as duas equipas decorria em Belgrado, quando os jogadores e o público se envolveram em confrontos, por causa de um drone que sobrevoou o relvado com uma bandeira da "Grande Albânia", área que reúne as comunidades albanesas da Albânia, do Kosovo, do Montenegro, da Macedónia e do sul da Sérvia.

Na altura em que o árbitro interrompeu a partida, as duas equipas estavam empatadas a zero.

A Sérvia e a Albânia integram o grupo I, do qual faz parte a selecção portuguesa. A classificação neste grupo é agora a seguinte:

Dinamarca- 4 pontos

Albânia - 4 pontos

Portugal - 3

Sérvia - 1

Arménia - 1

Na próxima jornada, no dia 14 de novembro, Portugal recebe a Arménia e a Sérvia joga em casa com a Dinamarca.